segunda-feira, 6 de setembro de 2010

robô-lagartixa


Pesquisadores americanos liderados por Mark Cutkosky, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos desenvolveram o Sticky Bot, um robô capaz de subir paredes lisas.

Os engenheiros da universidade reproduziram, roboticamente, a biologia que permite às lagartixas fazer o mesmo. O segredo está literalmente em emular o intricado desenho dos pés da lagartixa.

A adesão seca ( técnica usada pela lagartixa ) é basicamente colar os pés na parede se utilizando das forças de atração na escala atômica chamadas de força de Van Der Waals.

As lagartixas fazem isso utilizando fios microscópicos, cerca de 100 vezes menor do que um fio de cabelo nas pontas dos pés, que grudam nas moléculas do material da parede usando a tal força.

A maneira encontrada pelos pesquisadores para emular os pés da lagartixa foi usar um material de borracha com fios de polímero feitos em micro-escala. O material é forte e reutilizável e não deixa resíduos nem danifica a superfície por onde caminha.

Robôs que escalam paredes verticais podem ser úteis para checar locais perigoso ou de difícil acesso. Só não espere que o rabo dele cresça de volta quando cortado...

Mas o Sticky Bot que se prepare pois a equipe já está desenvolvendo seu sucessor, capaz de girar os tornozelos, como uma lagartixa real.


Rportagem completa, clique aqui.
Assuntos relacionados:
Assunto 1
Assunto 2
Assunto 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário