segunda-feira, 29 de novembro de 2010

iPad sustentável




Recentemente a Apple lançou o iPad, um novo produto que promete revolucionar os gadgets, mas com um pensamento sustentável. O iPad é um computador em forma de prancheta com desing de um iPhone gigante. Ele pesa quase 700g, tem 1 cm de largura e tela de cristal líquido de 9,7 polegadas, mas o maior destaque foi o seu lado sustentável. O novo iPad é livre de uma série de produtos tóxicos, como arsênico, poluentes BRF, mercúrio e PVC.

Outros benefícios ambientais é a utilização de alumínio e vidro, tornando potencialmente reciclável, mas a empresa não apresentou até o momento nenhum programa de reciclagem desse material. Outro diferencial é sua alta eficiência energética, no qual a bateria pode durar 10 horas de vídeo e até um mês em stand-by. Além disso, ele pode ser usado como e-book o que pode poupar o uso de toneladas de papel e com isso reduzir consumo de água, energia e corte de árvores.

Porém a Apple deixou a desejar quando se trata do processo produtivo, não apresentando  nenhuma compensação do carbono emitido durante a produção e transporte dos iPads. Resta o consumidor final balancear e se decidir pela melhor opção.

Por Ellen Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário