quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Uni BH, usando as mídias sociais para se reposicionar

Por Ellen, Rita e Viviane


Fundado em 10 de março de 1964, a instituição já contabiliza mais de 46 anos de tradição no setor de educação.
Conta com mais de 40 cursos de graduação, dezenas de cursos de pós-graduação, um curso de mestrado profissional em alimentos e diversos cursos de extenção.

No entanto, até meados de 2009, a Uni se encontrava numa situação bastante complicada: os salários dos professores estavam atrasados em, pelomenos, quatro meses, muitos professores entraram de greve, inúmeros alunos trasferiram suas matrículas para outras instituições...


Para piorar a situação, uma Rádio Peão anunciou que uma empresa Paulista viria assimir a diretoria e demitiria os professores. Asituação assim, só piorava.

Com a chegada do grupo Ânima, a situação começou a se resolver.
Decidiram ir até o público e descobrir o que acontecia e o que se falava fora da instituição, foi então que resolveram usar mídias sociais e , para isso, dividiram a estratégia em etapas:
*OUVIR: analisar as principais redes sociais usadas e observar a opinião das pessoas sobre o assunto. Saber o que estavam falando, como estavam falando...
*ENTENDER: separar o que era boato, verdade, dúvida, fato, ansiedade...
*DIALOGOAR: se posicionar, explicar o que realmente estava acontecendo. Neste estágio foi criado o blog do Uni. Depois de uma reunião com o pessoal de jornalismo, eles foram convidados a criarem textos para postagem no blog. A única restrição que havia era em relação a palavrões.

A Uni inverteu até sua estratégia de investimento: antigamente se investia muito em captação menos no institucional e menos ainda em relacionamento. Atualmente a maior parte dos investimentos vão para o institucional, depois para o relacionamento e só depois na captação.



Além de tudo isso, a Uni foi a primeira  a inovar sua forma de inscrição para o vestibular: Além das formas convencionais como pela internet e presencial, os vestibulandos também podem se inscrever pelo facebook.

O resultado, claro, só poderia ser positivo, o vestibular desse semestre foi 65% maior que no primeiro.



Uni BH  na rede:
Flickr
Orkut
Blog
Yahoo
Facebook
Oasis Anima
You tube
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário