sábado, 30 de outubro de 2010

Cresce número de consumidores com foco em sustentabilidade

Por Rita

O consumudor deixou de ser chamado apenas como um simples consumidor e se tornou  neoconsumidor - aquele que surgiu com o advento dos canais digitais, que permitiram acesso global a marcas, produtos e lojas. Porém, outras questões começaram a fazer parte das escolhas desses consumidores, as ligadas à sustentabilidade e ao consumo consciente.

 Pesquisadores da GS&MD - Gouvêa de Souza identificaram que o metaconsumidor ainda está em seu estágio básico. Contudo, ele já traz mudanças na dinâmica do consumo, alterando as estruturas de negócios, produtos, canais e marcas. "Toda a cadeia produtiva e de consumo enfrentará estas mudanças. Assumir o pioneirismo pode significar o sucesso", afirmam os pesquisadores no estudo.

 Contudo, os brasileiros pagariam até 8% a mais para ter um produto sustentável, 44% adotam a sustentabilidade no dia a dia, 66% acreditam que faltam produtos nessa linha e 45% acreditam que sustentabilidade é consumir de maneira equilibrada.

O novo consumidor busca informações sobre produtos sustentáveise a maior parte dessa busca concentra-se na internet. A TV, os jornais e as revistas também são muito utilizados pelos entrevistados.Alguns outros consultam a família e os amigos quando querem informações dessa natureza. O mesmo percentual busca esse tipo de informação por meio de selos e certificados.


Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário